quarta-feira, 22 de outubro de 2008

TOP 6 - Crianças Prodígios do Mundo Pop


Alguns a acham insuportável, outros a coisa mais fofinha da televisão, mas é inegável que Maisa Silva, com apenas 6 anos, nasceu para brilhar. Hoje apresentadora do “Sábado Animado” – tendo derrubado até mesmo a rainha Xuxa no Ibope – e atração mais comentada do “Programa Silvio Santos”, em seu quadro “Pergunte pra Maisa”, a pequena já fazia e acontecia no “Programa Raul Gil”, da Band. Neste vídeo, um momento único onde o apresentador tenta fazer mais um dos muitos merchandisings do programa, mas não contava com a interferência da serelepe menina-prodígio.
E, em homenagem a Maisa, a nova sensação da televisão brasileira, vem aí: Top 6 – Crianças Prodígio do Mundo Pop.

6° LUGAR – Simony


Simony pode ser considerada uma Maisa dos anos 80. Aos 7 anos, já fazia parte do infantil “Balão Mágico”, da TV Globo, cantando, dançando e fazendo um sucesso que é lembrado com nostalgia pela maioria dos órfãos da chamada “década perdida”. “Balão Mágico” foi um dos maiores programas infantis da TV brasileira, e grande parte de seu sucesso deve-se a ela.


HOJE: Simony teve uma carreira repleta de altos e baixos. Depois do “Balão Mágico”, tentou o sucesso ao lado de seu colega Jairzinho e em carreira solo, onde nunca emplacou. É mais lembrada por polêmicas como seu ensaio para a “Playboy” e seus namoros com o pagodeiro Alexandre Pires e o rapper/presidiário Afro X.

5° LUGAR – Jackie Coogan


Jackie Coogan começou sua carreira no teatro e no cinema com 3 anos , em 1917. Na época, a lenda do cinema Charles Chaplin estava em uma má fase e não encontrava inspiração para sua próxima obra, até se deparar com o talentosíssimo menino. Chaplin e Coogan atuaram juntos num dos filmes mais tocantes e memoráveis da história, “O Garoto”*. Conta-se que, para fazer a cena onde aparece chorando ao ser levado dos braços do “vagabundo”, Chaplin teria dito ao garoto que ele seria realmente levado, o que o fez cair em prantos.


HOJE: Faleceu em 1984, aos 69 anos, sem nunca ter repetido o sucesso que fez como “O Garoto”, apesar de ter atuado em uma centena de filmes e séries de TV.

4° LUGAR – Jordy


Jordy Lemoine, o menino francês que era febre no início dos anos 90, iniciou profissionalmente aos 4 anos com hits como “Alison” e “Dur Dur D'être Bebé”, e sua presença de palco era realmente impressionante para sua idade. Fez grande sucesso no Brasil, tendo estado aqui em 1993 e aparecido nos programas de Fausto Silva e Hebe Camargo. É listado pelo livro dos recordes como o mais jovem cantor a emplacar um “single”.


HOJE: A vida de Jordy foi turbulenta depois da fama. Após diversos problemas legais com o governo da França, que acusava seus pais de explorá-lo para fins lucrativos, o jovem francês passou uma década no anonimato e até hoje tenta reconquistar o público.

3° LUGAR – Macaulay Culkin


Macaulay Culkin, diferente das outras crianças desta lista, não emplacou de primeira – sua estréia no cinema foi aos 8 anos de idade - mas somente aos 10 se tornaria o ídolo das crianças de uma geração. “Esqueceram de Mim” fez de Culkin um astro de primeira grandeza em Hollywood, tendo logo em seguida estrelado grandes sucessos como “Meu Primeiro Amor”, “Riquinho” e o drama “Anjo Malvado”, onde se mostra realmente talentoso, até mesmo como antagonista. Pode não ser o primeiro desta lista, mas com certeza seria o primeiro se o tema fosse “Sessão da Tarde”.


HOJE: Passou uma década longe das câmeras, mas cercado de escândalos. Tentou voltar ao estrelato, mas recentemente – após polêmicas envolvendo o próximo membro desta lista – anunciou sua prematura aposentadoria.

2° LUGAR – Michael Jackson


Michael Jackson já dançava e cantava aos 5 anos de idade, mas só fez fama anos depois como vocalista do “Jackson 5”, grupo composto por ele e seus irmãos. O grupo – que era levado nas costas pelo pequeno “Rei do Pop” – fez sucesso com canções como “I Want You Back” e “ABC” e chegou a criar disputas entre as gravadoras pelo seu comando. Por conseqüência, o “Jackson 5” alterou seu nome para “The Jacksons”, mas, em seguida, Michael seguiu para carreira solo.


HOJE: Michael Jackson se tornou um dos artistas mais lucrativos da história e seu álbum “Thriller” é o mais vendido até então. Assim como a maioria dos astros-mirins, sua vida foi repleta de polêmicas; entre as mais conhecidas estão duas acusações legais por pedofilia, inúmeras cirurgias estéticas (inclusive uma que supostamente o deixou branco), seu casamento-relâmpago com a filha de Elvis Presley e inacabáveis estripulias envolvendo seus filhos.

1° LUGAR – Shirley Temple


Shirley Temple é considerada a atriz mirim de maior renome de todos os tempos. Começou a carreira aos 3 anos de idade e aos 6 já era a maior estrela da década de 30, tendo até mesmo ganhado uma mini-estatueta do Oscar para evidenciar seu talento artístico. Por sua fama estrondosa como atriz e cantora, chegou a ser usada como propaganda pró-americana pelo presidente Roosevelt durante a Depressão Americana. Merece este primeiro lugar pelas dezenas de produções que estrelou e por sua imagem de menina-prodígio ter servido de inspiração para Silvio Santos caracterizar Maisa.


HOJE: Temple abandonou as telas em 1949 para dedicar-se à política e atuou em diversos países como diplomata. Já lançou duas autobiografias.

Interessante como, das seis crianças-prodígio listadas, apenas uma obteve tanto sucesso na infância quanto na fase adulta e que a vida de quase todas tenha sido envolvida por escândalos. É esperar pra ver o que será da menina-dos-olhos do SBT: se cairá no anonimato ou seguirá os passos do Rei do Pop?

Lembrou de mais alguém que merecia estar aqui? Comente neste post (só não venham falar da menina pastora ou do Dani Boy – extinta cópia mirim do Gugu)...

*O visual do garoto do filme foi claramente usado como inspiração por Chespirito para o personagem Chaves (no original, “El Chavo” significa “O Garoto”).

por Stefano Pfitscher

Nenhum comentário: